A CAM tem se comprometido a manter altos padrões de qualidade nos cuidados de anestesia ao longo dos anos. Este guia foi elaborado para ajudar você a entender melhor o que acontece durante sua cirurgia e responder a muitas questões sobre a anestesia.
A consulta pré-anestésica é realizada pelo médico anestesista antes da sua cirurgia. Ela é semelhante à consulta com o cirurgião, mas foca nos cuidados específicos que o anestesista proporcionará. Durante essa consulta, serão avaliados:
Além disso, o anestesista explicará o que você pode sentir e passar durante a cirurgia, informará sobre medicações pré-anestésicas e quais medicamentos devem ser usados ou suspensos antes ou no dia da cirurgia. Por fim, será determinada a técnica anestésica mais apropriada para o seu procedimento.
A CAM disponibiliza um documento com as principais informações que você deve trazer para a consulta pré anestésica. Com este documento, você se certifica de trazer todas as informações relevantes para o anestesista.
O jejum pré-operatório é crucial para garantir que você não tenha resíduos no estômago durante a cirurgia. Durante a anestesia, a perda da consciência também resulta na perda de proteção da região respiratória contra vômitos ou regurgitação. A presença de resíduos no estômago pode causar problemas respiratórios graves se aspirados.
A equipe anestésica orientará individualmente sobre o período de jejum, levando em consideração seu histórico de saúde. Respeite o tempo de jejum recomendado, evitando períodos muito prolongados.
Como regra geral, os tempos de jejum para cada alimento são de:
Anestesia é a ausência total de dor durante uma operação ou exame. Pode ser:
Em todas as situações, o médico anestesista monitorará suas funções vitais durante todo o procedimento para garantir sua segurança.
A anestesia dura o tempo necessário para o exame ou operação, e pode proporcionar controle da dor por um tempo variável após o procedimento, dependendo das técnicas e medicações usadas. É normal sentir um pouco de sonolência no pós-operatório devido ao efeito residual dos medicamentos anestésicos.
A anestesia é aplicada por médicos especializados em anestesiologia. Eles cuidam de você durante toda a operação, monitorando seu cérebro, coração, pulmões, rins e outras funções orgânicas, até que você desperte completamente. Após a cirurgia, você permanecerá na sala de recuperação anestésica até estar em boas condições clínicas.
O anestesista administra as medicações e técnicas anestésicas, e cuida do funcionamento e equilíbrio do seu organismo durante a cirurgia. Isso inclui monitorar:
O anestesista também mantém o paciente hidratado e realiza transfusões de sangue, se necessário.
Após a cirurgia, o anestesiologista suspende os anestésicos e inicia-se a recuperação da consciência. Esse processo pode levar de alguns minutos a algumas horas. Durante esse tempo, você ficará na sala de recuperação pós-anestésica, monitorado por uma equipe qualificada de enfermagem e pelo anestesista, para evitar complicações pós-anestésicas.
Como você se sentirá após a anestesia depende de vários fatores, incluindo o tipo de operação, o tipo de anestesia, suas condições físicas e os remédios que você está tomando. Graças às técnicas modernas de anestesia, apenas um pequeno número de pacientes sente-se mal. É provável que você não sinta nada durante a cirurgia e tenha poucas lembranças do ocorrido. Todos os cuidados serão tomados para garantir seu conforto e segurança.
Esperamos que este guia tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado a preparar você para a sua cirurgia. Se tiver mais perguntas, não hesite em perguntar ao seu médico ou anestesista.